Ad Code

Nova Zelândia não é Austrália

Nova Zelândia não é Austrália

Os japoneses e coreanos ficam indignados assim como os franceses e ingleses, quando são confundidos uns com os outros. Os canadenses estão quase resignados a serem confundidos com americanos. E os neozelandeses regularmente carregam a cruz de serem identificados com os australianos.

As bandeiras da Austrália e Nova Zelândia
As bandeiras da Austrália e Nova Zelândia

A Austrália e a Nova Zelândia estão cerca de 9 vezes mais distantes do que o Japão e a Coréia, mais de 50 vezes mais distantes do que a Grã-Bretanha e França e infinitamente mais distantes do que o São Paulo e Rio de Janeiro Em seus pontos mais próximos, a Nova Zelândia e a Austrália estão cerca de 1.650 km (1.025 milhas) de distância. Essa é medida entre Nova York e Miami ou entre São Paulo e Cuiabá.

Semelhanças

Existem inúmeras semelhanças entre um Kiwi (neozelandês) e um Ozzie (australiano). Ambos falam o mesmo idioma com sotaques que outros paises de lingua inglesa acham difícil de distinguir. A maior parte da populaçao é originária da Grã-Bretanha. Ambos os países foram colônias britânicas - e a Nova Zelândia foi administrada pela Austrália por um periodo no século 19, as duas bandeiras são semelhantes, ambos dirigem à esquerda, compartilham o mesmo monarca e as duas naçoes lutaram como uma tropa única nas duas guerras mundiais.

Mas, como qualquer neozelandês ou australiano que se preze, sempre irao dizer que as diferenças são muito maiores que as semelhanças.

Clima

A Austrália é um continente amplamente plano, principalmente tropical, com vastas faixas de deserto, e o sexto maior país do mundo em tamanho. A Nova Zelândia é cerca de 29 vezes menor que a Austrália e compreende ilhas exuberantes e muito montanhosas, com um clima temperado.

A precipitação média anual da Nova Zelândia é de 1.380 mm, em comparação com os escassos 419 mm da Austrália.

Animais

A Nova Zelândia é um dos poucos territórios no mundo que quase não possui mamíferos terrestres nativos - apenas algumas espécies de morcegos. Por outro lado, a Austrália possui 379 espécies registradas de mamíferos nativos, entre eles o famoso canguru e o coala. Isso não quer dizer que você não encontrará mamíferos na Nova Zelândia, sendo que as ovelhas são as mais conspícuas. De todos os organismos terrestres nativos da Nova Zelândia, o único que é venenoso é a aranha katipo. Nenhuma outra criatura da Nova Zelândia, nativa ou introduzida, representa qualquer ameaça para os humanos. A Nova Zelândia tem répteis nativos na forma de lagartos, mas nenhuma cobra. Em contrapartida, a Austrália possui 20 das 25 cobras mais venenosas do mundo e é o lar do temível crocodilo de água salgada.

População

A população da Nova Zelândia é muito menor que a Austrália. A população da Nova Zelândia é de cerca de 5 milhões de pessoas, comparada aos 25 milhões da Austrália.

A história humana da Nova Zelândia é muito mais curta do que a da Austrália. Os maoris são considerados os primeiros humanos a viver na Nova Zelândia, e estima-se que chegaram por volta do século 13 DC. No entanto, estima-se que os aborígines australianos tenham chegado à Austrália há cerca de 50.000 anos.

O primeiro europeu que avistou a Nova Zelândia foi em 1642. E o primeiro europeu que colocou os pés na Nova Zelândia desembarcou em 1769.

No entanto, os europeus não apenas avistaram a Austrália, mas na verdade, desembarcaram 163 anos antes, em 1606. A Nova Zelândia é mais diversa etnicamente do que a Austrália. Cerca de 64% da população da Nova Zelândia é de origem europeia, em comparação a 85% da população da Austrália. Na maior cidade da Nova Zelândia, Auckland, a ascendência européia representa apenas 43% da população da cidade, sendo o próximo maior grupo os de ascendência ou nascimento asiática, com 29%.

Politica

Politicamente, a Nova Zelândia é um pouco mais liberal do que a Austrália. Por exemplo, a última execução ocorrida na Nova Zelândia foi em 1957, ao passo que seriam necessários ainda mais dez anos para que a Austrália proibisse a pena de morte.

As mulheres da Nova Zelândia podem votar nas eleições parlamentares desde 1893. As mulheres australianas teriam que esperar quase uma década antes de receberem os mesmos direitos em âmbito federal, em 1902.

Os homens Maori da Nova Zelândia puderam votar a partir de 1867 (embora as mulheres Maori, como todas as mulheres na Nova Zelândia, tivessem que esperar até 1893). No entanto, os aborígenes australianos tiveram que esperar quase mais de um século antes de poderem votar, em 1962.

LGBT

A Nova Zelândia descriminalizou o sexo consensual entre homens em 1986. Levaram mais 11 anos até que a descriminalização acontecesse em toda a Austrália em 1997. Parceiros do mesmo sexo na Nova Zelândia puderam se casar a partir de 2013. Os australianos tiveram que esperar mais 4 anos, em 2017.

Religião

Os neozelandeses são menos religiosos do que os australianos, pois quase metade de todos os neozelandeses afirmam que não seguem nenhuma religião (em 2018), em comparação com cerca de um terço dos australianos (em 2016).

Estereótipos

Finalmente, afora as estatísticas básicas, os kiwis e os australianos gostam de estereotipar uns aos outros de maneiras que acentuam as diferenças entre eles. Os australianos costumam ser estereotipados pelos neozelandeses como atrevidos e que gostam de aparecer, para os gostos mais práticos da Nova Zelândia.

Por outro lado, os australianos gostam de provocar os neozelandeses pelo que eles percebem como características caipiras do país: ser reservado, entediante e estar geralmente atrasado. Como todos os estereótipos, eles são sempre um bom prato para piadas, mas refletem amplamente diferentes identidades mantidas e percebidas.

Então, aproveite a Nova Zelândia, suas paisagens exuberantes, cheias de relevo, com um tamanho que se torna fácil de dirigir, sua população diversificada e com a vida selvagem livre de criaturas assustadoras como a que existem se decider cruzar o Mar da Tasmânia!

Post a Comment

0 Comments