Ad Code

O que é um Kiwi?

Kiwi. O que você pensa quando vê ou ouve essa palavra? Se você é um neozelandês, uma das primeiras coisas seria, sou "eu". Isso porque na Nova Zelândia, "Eu sou um Kiwi" é a abreviação de "Eu sou um Neozelandês".

A kiwifruit cut in half, showing the green flesh inside.
O que grande parte do mundo considera um "kiwi"

Para os que pensam gramaticalmente, o Kiwi pode - como acabamos de ver - ser usado como um substantivo e também como um adjetivo, que significa "típico ou nativo da Nova Zelândia".

Por exemplo, "Kiwi English" significa o tipo de inglês falado na Nova Zelândia. (Pense em "fush'n'chups".) Diga "música Kiwi" e você pensa em bandas como Split Enz, Crowded House ou Fat Freddy's Drop. Ou cantores como a estrela pop Lorde, o cantor e compositor Dave Dobbyn ou a cantora de ópera Kiri Te Kanawa.

Além disso, há a ferrovia nacional, KiwiRail e o banco, Kiwibank.

Mas porque "kiwi"? Quem não é da Nova Zelândia passou a associar a palavra a uma fruta que vem em duas variedades: verde ou dourada. No entanto, esse significado somente surgiu na década de 70.

O verdadeiro e original kiwi - um pássaro.
O verdadeiro e original kiwi - um pássaro

A palavra kiwi surgiu muito antes da chegada dos europeus à Nova Zelândia. Para começar, foi o nome que os Maoris deram ao pássaro noturno e que não voa, cientificamente conhecido como Apteryx. Uma teoria é que os Maoris o chamaram de "kiwi" devido ao seu grito estridente.

Mas existem duas possibilidades de quando o nome do pássaro passou a representar os neozelandeses.

Em 1905, os All Blacks venceram por 15-0, uma partida de rúgbi entre a Nova Zelândia e a Grã-Bretanha. A revista New Zealand Free Lance publicou um caricatura celebrando o evento, onde um minúsculo kiwi se transformou em uma enorme moa (a maior ave do mundo antes de ser extinta há alguns séculos). A representação pegou, tornando-se um padrão em desenhos animados e, em seguida, no mundo em geral.

A outra teoria é que, durante a Primeira Guerra Mundial (1914-18), uma marca de graxa para sapatos, chamada "Kiwi", passou a ser usada pelos exércitos britânico e norte-americano. Embora a graxa fosse australiana, o nome foi inspirado na mulher do inventor, nascida na Nova Zelândia. Os soldados da Nova Zelândia passaram a ser chamados de "Kiwis" devido ao nome da famosa graxa de sapatos.

Quanto às frutas, eram chamadas de groselhas chinesas até a década de 1970. Nesta época, foram feitas mudanças para transformá-las em um grande produto de exportação e o nome foi alterado para soar como um produto nativo da Nova Zelândia. E o que poderia soar mais nativo do que "kiwi"? Assim, as groselhas chinesas tornaram-se "kiwis".

Pedimos desculpas à China, pois a fruta, na verdade, é nativa de lá! Mas, acontece que a Nova Zelândia foi o primeiro país a cultivá-la comercialmente, no início do século 20.

Esse movimento pioneiro é a única forma que a Nova Zelândia tem utilizado para reivindicar a fruta como parte da nação, e tem sido fortemente garantido devido ao sucesso comercial inegável em todo o mundo.

Portanto, embora o kiwi de bico longo seja 100% Kiwi, o kiwi que cresce na videira não é - embora nem todo kiwi goste de admitir isso!

Post a Comment

0 Comments