Ad Code

A Colméia (The Beehive) - Wellington

A Colméia (The Beehive) - Wellington

A Colméia (The Beehive), em Wellington, na capital da Nova Zelândia, é o edifício mais distinto do país e abriga o poder executivo do governo.

Ao lado da Colméia estão os antigos edifícios do Parlamento, construídos em 1918. Os edifícios do Parlamento substituíram os anteriores que foram construidos entre 1870 e 1880, mas foram destruídos por um incêndio em 1907.

Leão de bronze na frente da Colméia
Leão de bronze na frente da Colméia


Sobre a sua história ... Na década de 1960, os antigos prédios do Parlamento se tornaram pequenos pequenos para todas as repartições publicas. No entanto, nem todos os edifícios foram construidos de acordo com o plano inicial, de modo que a idéia de expandi-los, seguindo a planta original foi sendo discutido nas décadas de 50 e 60.

O projeto causou bastante controvérsia, com algumas pessoas propondo a construção adicional e outras a favor da demolição e reconstrução de um novo complexo.

Na época, o eminente arquiteto britânico, Sir Basil Spence (1907-1976), foi convidado pelo governo local e propôs manter os antigos edifícios do Parlamento e somente adicionar um novo prédio com arquitetura modernista para o poder executivo.

Desta forma e com aprovação da maioria, ele foi contratado para projetá-la.

Aparentemente, Sir Basil recebeu uma caixa de fósforos "Beehive" (uma marca da Nova Zelândia), que inspirou o nome do prédio. Se isto e verdade ou não, nunca saberemos.

Sir Basil Spence se tornou uma figura controversa na arquitetura mundial, acusado de criar muitas construções monstruosas e brutalistas; no entanto, poucos irão discutir da elegância da Colméia.

Estátuas maori em frente ao Beehive, em Wellington.
Estátuas maori em frente ao Beehive, em Wellington.


Apesar de ter apenas 14 andares (quatro deles subterrâneos), foram necessarios 12 anos (1969-81) para a obra ser totalmente concluída. No entanto, foi inaugurada formalmente antes da sua conclusão, em maio de 1977, com o governo ocupando a Colméia a partir de 1979.

A hierarquia do governo reflete nos andares da Colméia, com a sala do Gabinete ocupando o 10º andar e o primeiro-ministro (como a abelha-rainha) em seu escritório no 9º e parte do 8º andar.

Os neozelandeses usam o termo "Beehive" para se referir ao governo, da mesma forma que os americanos falam sobre "a Casa Branca" e os brasileiros com a "Praça dos Três Poderes".

Existem visitas gratuitas com guia (atualmente suspensas devido ao COVID-19), saindo do Centro de Visitantes, localizado no primeiro andar.

Post a Comment

0 Comments