Ad Code

Neozelandeses Asiáticos

Nas décadas de 1960 e 70, quando estava na escola - e até mesmo na universidade na década de 1980 -, os neozelandeses asiáticos não estavam ausentes, mas também não estavam bem representados, mesmo na área rural. Na maior parte da história da Nova Zelândia, a principal fonte de imigração não foi da Ásia, mas da Europa, que está cerca de duas vezes e meia mais distante da Nova Zelândia do que a Ásia.

Nova Zelândia - muito mais perto da Ásia do que da Europa
Nova Zelândia - muito mais perto da Ásia do que da Europa

Todo este cenário mudou (bem, exceto pelas distâncias!). Atualmente, um em cada dez neozelandeses é de ascendência asiática (considerando não apenas o Extremo Oriente e o Sudeste asiático, mas também o sul da Ásia, ou seja, Afeganistão , Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka).

A maioria dos neozelandeses asiáticos vivem na capital, Auckland, com cerca de um quarto da população da cidade. Comparando com 30 anos atrás, quando eram somente 5%. Botany Downs, Dannemora, Howick e Henderson-Massey são as áreas de Auckland com a maioria dos residentes de ascendência asiática.

O censo de 2018 descobriu que cerca de um em cada quatro neozelandeses asiáticos nasceu na Nova Zelândia.

Chinatown em Dunedin.
Chinatown em Dunedin

Neozelandeses chineses

A primeira significativa onda de imigração chinesa para a Nova Zelândia ocorreu na década de 1860, na chamada, Corrida do Ouro de Otago, continuando na década de 1870, quando os campos de ouro foram estruturados.

No entanto, a partir de 1881, os imigrantes chineses foram sujeitos a um injusto e novo imposto, como também impôs restrições ao número de chineses autorizados a imigrar. O imposto era de £10 por pessoa (equivalente a cerca de NZD 1.750 nos dias de hoje) e aumentou para exorbitantes £100 (cerca de NZD 20.000) em 1896.

O imposto para imigrantes chineses foi abolido apenas em 1944, quando o Ministro das Finanças - Walter Nash - descreveu como uma 'mancha em nossa legislação'. Em 2002, o governo pediu desculpas à comunidade chinesa da Nova Zelândia.

Os neozelandeses de ascendência chinesa ainda constituem a maioria dos neozelandeses de descendência asiática. Os números mais recentes são do censo de 2018, quando da população total de descendentes de asiáticos de 707.598, haviam 231.386 descendentes de chineses, representando 4,9% da população total.

Neozelandeses indianos

O segundo maior grupo é de ascendência indiana (4,7% da população).

Os primeiros indianos para a Nova Zelândia vieram no século 18, quando marinheiros muçulmanos em navios europeus vieram em busca da madeira e as peles de foca pelas quais a Nova Zelândia era conhecida na época. Os primeiros marinheiros estabeleceram aqui na virada do século XIX. Curiosamente, os marinheiros e os imigrantes indianos que os seguiram no século seguinte, normalmente se integraram às comunidades Maori.

Auckland é o lar de cerca de 65% dos indianos da Nova Zelândia, especialmente nas áreas de Ōtara-Papatoetoe e Puketāpapa. Do total de 220.000 neozelandeses de ascendência indiana, cerca de 50.000, são originalmente de Fiji.

Muitos indianos de Fiji vieram para a Nova Zelândia na década de 1960, principalmente para limpar o solo para transformá-lo em fazendas (então pense neles quando estiver dirigindo pelas verdes pastagens cheias de ovelhas).

No entanto, a maioria somente obteve contratos de 3 meses, mas devido ao golpe de 1987 em Fiji, um aumento repentino de fijianos de ascendência indiana imigrou para a Nova Zelândia.

Neozelandeses filipinos

Os filipinos da Nova Zelândia (que muitas vezes se referem a si próprios como "Kiwinoys" ou "Kiwipinos") tornaram-se uma presença demograficamente significativa apenas a partir da década de 1990 e agora representam pouco mais de 1% da população. A maioria dos neozelandeses filipinos também vive em Auckland, com os distritos de Kaipātiki, Maungakiekie-Tāmaki e Ashburton tendo a maior concentração.

Atitudes da maioria da população em relação aos neozelandeses asiáticos

Uma pesquisa recente da Fundação Ásia Nova Zelândia Te Whītau Tūhono (Asia New Zealand Foundation Te Whītau Tūhono) mostra que o COVID-19 mudou consideravelmente a percepção do continente asiatico pela maioria dos neozelandeses.

Antes do COVID-19, em novembro de 2019, 67% dos neozelandeses (já uma grande maioria) achavam que era importante desenvolver laços com a Ásia. Este número saltou para 79%, em março de 2020.

Ao contrário do que se prega alguns partidos de direita nas últimas décadas, a maioria da população não-asiática na Nova Zelândia vê a imigração asiática sob uma luz positiva.

Neozelandeses asiáticos proeminentes

NZ Asian Leaders (NZAL) é uma organização fundada em 2013 para aumentar o número de neozelandeses asiáticos em posições de liderança em empresas neozelandesas.

No entanto, o estado de seu site sugere que ele pode ter perdido ímpeto nos últimos dois anos.

Isso não quer dizer que não exista um número significativo de neozelandeses asiáticos com destaque na vida pública.

Por exemplo, Peter Chin, de ascendência chinesa, é o prefeito de Dunedin, uma cidade com uma população asiática considerável desde 1860.

Sir Owen George Glenn é um neozelandês nascido na Índia e empresário especialmente conhecido por sua filantropia, principalmente por meio da Fundação da Família Glenn.

Shirley Setia, de ascendência indiana, é cantora e atriz de Auckland.

Pansy Wong, de ascendência chinesa, tornou-se o primeiro membro do parlamento do país de ascendência asiática em 1996.

Paulo Garcia é um ex-parlamentar nascido nas Filipinas.

Li Ming Hu, de ascendência chinesa, é uma atriz que interpretou o papel de Li Mei Chen na popular novela de TV Shortland Street.

Alison Wong é uma escritora de ascendência chinesa, nascida em Hastings.

Os kiwis de ascendência coreana proeminentes incluem o músico de rap Bizzy (nome real, Park Jun-young; nascido na Nova Zelândia, mas agora radicado na Coreia do Sul) e o jogador de golfe profissional Danny Lee, que venceu o torneio de golfe amador dos Estados Unidos de 2008 com apenas 18 anos, o vencedor mais jovem de todos os tempos.

Festivais e artes asiáticas na Nova Zelândia

Com sua população considerável de descendência asiática, a Nova Zelândia tem vários festivais asiáticos. Isso inclui o Festival do Ano Novo Chinês em Wellington (de 13 a 14 de fevereiro de 2021) e o Festival do Japão de Wellington (no dia 6 de março de 2021).

O Proudly Asian Theatre é um grupo de teatro de Auckland, fundado em 2013, cuja missão é "trazer performances contemporâneas dirigidas por artistas asiáticos em Aotearoa"

Recursos online da Ásia da Nova Zelândia

Um bom recurso para o que está acontecendo nas comunidades Kiwi Asiáticas e entre a Nova Zelândia e os países asiáticos é o site da Asia New Zealand Foundation.

Além disso, existem vários grupos de apoio para neozelandeses de ascendência asiática, como o Asian Family Services.

Post a Comment

0 Comments