Ad Code

Dirigindo na Nova Zelândia

Dirigindo na Nova Zelândia

Atrás do volante de um carro, é como a maioria dos viajantes conseguem conhecer a Nova Zelândia.

Dirigindo na Ilha do Sul da Nova Zelândia

Dirigindo na Ilha do Sul da Nova Zelândia


Dirigir na Nova Zelândia proporciona a liberdade para que você possa aproveitar ao máximo, visitando qualquer parte do país que desejar.

Além disso, viajar de trem na Nova Zelândia é uma maneira relaxante e divertida de conhecer o país, apesar de não haver trens de alta velocidade e a rede ferroviária da Nova Zelândia ser bastante limitada, especialmente na Ilha do Sul.

Não podemos esquecer os ônibus, mas, como os trens, você não pode parar e apreciar a paisagem onde quiser. Mas a vantagem é que a rede rodoviária da Nova Zelândia é extensa e desenvolvida, cobrindo todo o país.

Fatos úteis sobre como dirigir na Nova Zelândia

Fato número um! Os carros circulam à esquerda na Nova Zelândia.

Para quem está acostumado a dirigir pela direita, significa ter extremo cuidado ao virar nos cruzamentos.

Além disso, quando se trata de parar no tráfico, a Nova Zelândia usa a regra da mão direita. Ou seja, sempre que houver trânsito vindo da sua direita, seja em um cruzamento ou rotatória, você deve parar e deixar o tráfico passar.

Com respeito ao pedestres, os motoristas são legalmente obrigados a parar para qualquer pessoa que cruze a estrada ou que tenha parado no meio-fio e obviamente queira atravessar.

A velocidade máxima nas estradas na Nova Zelândia é de 100 km / h. Em áreas urbanas, o limite de velocidade é geralmente de 50 km / h.

Posto de recarga de veículos elétricos, Lago Tekapo
Posto de recarga de veículos elétricos, Lago Tekapo

Custos para dirigir na Nova Zelândia

O custo para alugar um carro está em cerca de NZD 100 por dia por um SUV / carro grande e um pouco menos por um veículo menor.

O preço da gasolina é cerca de NZD 2,20 por litro, EUR 1,30 por litro ou BRL 8 por litro.

Devido a estes custos, dirigir na Nova Zelândia não é barato. Por esta razão, alugar um carro híbrido ou elétrico é uma boa opção.

A Nova Zelândia possui uma grande rede de postos para veículos elétricos. Em dezembro de 2020, o custo estava em $ 0,25 / kWh + $ 0,25 / minuto.

Postos de gasolina e de recarga quase sempre estão juntos a uma loja de conveniência e banheiros públicos.

No entanto, você ficará satisfeito em saber que a Nova Zelândia tem apenas três estradas com pedágio, que totalizam apenas 27 km. Uma fica logo ao norte de Auckland: a Northern Gateway Toll Road e duas em Tauranga: a Tauranga Eastern Link Toll Road e a Takitimu Drive Toll Road. Todas custam apenas cerca de NZD 2 para atravessar. Portanto, pedágios não são um impecilho, pois não aumentarão os seus custos de transporte na Nova Zelândia.

Estrada ao redor da praça da cidade, Martinborough
Estrada ao redor da praça da cidade, Martinborough

Licença para dirigir na Nova Zelândia

Se você possui carteira de habilitação em seu país, poderá usá-la para dirigir na Nova Zelândia por um período de 12 meses. No entanto, se não estiver em inglês, você deverá traduzi-la e carregar o original e a tradução juntos. Lembrando que somente dever usar um tradutor juramentado.

A maioria das estradas da Nova Zelândia está em boas condições, pavimentada, sem buracos e bem sinalizada. No entanto, muitas vezes podem ser estreitas, sinuosas e ondulantes.

Além disso, a grande maioria das estradas é de duas faixas, com um fluxo oposto de tráfego na faixa oposta. Os sinais de trânsito da Nova Zelândia são os sinais simbólicos internacionais usados em todo o mundo. Os mais importantes são os sinais de parar - stop - e os sinais de limite de velocidade.

Policiamento de tráfego na Nova Zelândia

Sobre os limites de velocidade ... a polícia rodoviária na Nova Zelândia está sempre de olhos nas menores infrações de tráficos, principamente em áreas mais desertas. Por exemplo, a única multa na estrada que recebi foi por dirigir apenas 7 km / h (4,35 mph) acima do limite de velocidade em uma estrada rural longa, plana, reta e completamente deserta ao redor de Napier e sem uma placa de limite de velocidade nas proximidades.

Em outra ocasião, na qual fui parado pela polícia, foi novamente em uma estrada rural longa, plana, reta e completamente deserta ao redor de New Plymouth. Achei que havia parado completamente em uma placa de STOP, mas o policial ( que aparentemente apareceu do nada ) afirmou que minhas rodas foram observadas (através de binóculos, talvez?), se movendo.

Moral da história:
1. Se for o único carro na estrada e não tem certeza do limite de velocidade, mantenha-se em 50 km/h até chegar a uma placa de velocidade ou até outro carro esteja na frente de você.
2. Não assuma que por estar no interior, não está sendo observado ou que pequenas infrações serão ignoradas.

As curvas nas estradas da Nova Zelândia podem ser muito perigosas se não forem abordadas com respeito e cautela. Alta velocidade e deixar de prestar atenção ao volante podem matar.

Apesar disto, como registro, as estradas da Nova Zelândia são seguras, com cerca de 10 mortes nas estradas por cada 100.000 veículos. Para comparar, os numeros sao de 5,7 no Reino Unido, 7,4 na Austrália, 8,9 no Canadá e 14,2 nos Estados Unidos. 

Para sua segurança, é altamente recomendável manter os faróis acesos, mesmo durante o dia.

Dirigir muito próximo ao veículo da frente é bastante comum na Nova Zelândia, especialmente nas áreas rurais. Não se sinta pressionado a acelerar se outro veículo estiver encostando no seu. Mas, é aconselhável deixá-los passar quando surgir a oportunidade.

Além disso, se estiver dirigindo mais devagar do que o fluxo de tráfego, seja educado e encoste quando possível para deixar os outros carros passarem.

Duração da viagem

A Nova Zelândia é um país altamente montanhoso, do tamanho da Grã-Bretanha (ou, para os leitores brasileiros, do estado de São Paulo). Em outras palavras, não é minúsculo. Portanto, esteja ciente que muitos subestimam o tempo de viagem na Nova Zelândia, principalmente com todos os vales e montanhas, curvas e voltas de muitas estradas

Dirigir pode ser relaxante nas férias, mas se estiver acelerando porque o trajeto está demorando mais do que imaginou, é provável que sofra um acidente.

Assim, vale a pena usar um aplicativo para calcular o tempo de viagem e distância ao planejar sua viagem e sempre adicionar um extra para paradas panorâmicas, descanso, congestionamento de tráfego, etc

Conselho de amigo

A seguir, alguns conselhos de amigo ...

O uso do cinto de segurança é obrigatório na Nova Zelândia, para todos os ocupantes de um veículo, seja nos bancos da frente ou de trás.

Usar o telefone enquanto dirige é ilegal. Se for pego, terá uma multa de NZD 80.

Se beber, não dirija. Se estiver acima do limite de álcool no sangue ou hálito, estará imediatamente desqualificado para dirigir por 12 horas. Se o nível de álcool no sangue estiver entre 50-80 mg, terá uma multa instantânea de NZD NZD, será processado e enfrentará uma pena de até NZD 4500 em multas e/ou até 3 meses de prisão.

Finalmente

Finalmente, apesar de não acontecer com tanta frequencia, você podera encontrar um rebanho de ovelhas nas estradas do interior. Como certeza, estão sendo transportados pelo fazendeiro de um pasto para outro. Diminua a velocidade e tire muitas fotos!

Dirija com segurança e desfrute as belezas da Nova Zelândia

Rua principal da cidade de Lawrence
Rua principal da cidade de Lawrence
.


Post a Comment

0 Comments