Ad Code

Maori na Nova Zelândia

Maori

Para entender a Nova Zelândia, não podemos deixar de abordar a sua primeira população humana, os Maoris.

Escultura Maori no Museu Otago, Dunedin, Nova Zelândia.
Escultura Maori no Museu Otago, Dunedin, Nova Zelândia

Grande parte do mundo já está familiarizada com certos aspectos da cultura Maori. Uma das criações da cultura maori mais conhecidas é a haka - uma dança de guerra popularizada pela seleção nacional de rúgbi da Nova Zelândia, os All Blacks - que apresentam antes de cada partida. A palavra de origem maori – kiwi - também se tornou uma palavra global (mesmo que o significado original tenha sido obscurecido pelo marketing do produto).

O povo Maori, tem origem na polinésia e começou a se estabelecer na Nova Zelândia por volta do século 14 e hoje representa aproximadamente 16,5% da população do pais. O legado Maori mais óbvio na Nova Zelândia são os inúmeros nomes de locais denominados no idioma Maori no país.

Os Maoris sempre foram mais populosos no Norte do que na Ilha do Sul e, hoje, também, cerca de 85% dos Maoris vivem na Ilha do Norte, com a maior concentração no norte da Baía de Hawke e na Baía de Plenty.

A maioria dos Maori são membros de uma determinada iwi (tribo), com sub-tribos chamadas hapū. No entanto, com a urbanização entre os Maoris de hoje, um em cada sete ou oito maoris não se identificam com nenhuma iwi. Os casamentos mistos entre Maoris e Pakeha (ou seja, neozelandeses brancos) é um outro fator de como os Maoris se identificam.

Um Pouco da História Maori

Acredita-se que a colonização da Nova Zelândia pelos Maoris tenha suas raízes na expansão para o Pacífico de pessoas de Taiwan há cerca de 4.000 anos. O arco de migração provindo do sudeste de Taiwan se estende ao leste até as Ilhas Pitcairn, mas acredita-se que a Nova Zelândia tenha sido uma das últimas ilhas do Pacífico a serem habitadas. Os primeiros Maoris provavelmente vieram das Ilhas Cook, Havaí ou Tahiti, mas a tradição Maori identifica a pátria ancestral como um lugar chamado "Hawaiki", de onde o grande líder Kupe conduziu canoas pelas mares até a Nova Zelândia.

Não podemos deixar de compreender sobre os Maoris de hoje, sem entender o acordo que chegaram com os colonos europeus em 1840, chamado Tratado de Waitangi. Nele, os europeus concordaram em honrar a autonomia e os direitos de propriedade dos maoris e conceder-lhes os mesmos direitos dos súditos britânicos, em troca dos Maoris aceitarem a colonização britânica da Nova Zelândia.

No entanto, o acordo foi posteriormente modificado por disputas de propriedade das terras que surgiram junto ao aumento da população europeia. As relações entre os Maoris e colonos brancos atingiram seu ponto mais baixo na década de 1860, quando as disputas se transformaram em guerra. As tropas britânicas (junto com as forças governamentais da Nova Zelândia) lutaram contra os guerreiros Maori em todo o país.

A resistência Maori foi feroz e estrategicamente sofisticada, mas o governo foi vitorioso no início da década de 1870. Após esta vitória, o governo da Nova Zelândia confiscou grandes áreas de terras Maori na Ilha do Norte. Isso apenas exacerbou as diferenças que levaram às Guerras na Nova Zelândia, e trouxe um impacto para os Maoris que se reflete até hoje.

O Tratado de Waitangi, Ato de 1975, pretendia reparar as danos do Tratado de Waitangi e é administrado pelo Tribunal Waitangi. Muitas das disputas tem sido difíceis de resolver e, com o passar do tempo, muitas das reivindicações se tornaram impossíveis de serem concretizadas.

Desde a década de 1970, os numerosos protestos concentraram-se principalmente em reivindicações relacionadas as terras sob o Tratado de Waitangi, gerados pela desigualdade social e econômica entre os Maori em relação à maioria dos outros grupos étnicos da Nova Zelândia.

As disputas com a intermediação do Tribunal Waitangi foram feitas ao longo dos anos 1990 e 2000, totalizando quase 1 bilhão de dólares e grandes áreas de terras pertencentes a Coroa Britânica. No entanto, muitas das disputas são originarias de iwi e hapū (tribos e sub-tribos), cada uma representando centenas ou milhares de Maoris. Esta situação tem gerado varios críticos destas disputas, incluindo a acadêmica da Universidade de Auckland, Elizabeth Rata, que alega ser uma forma de capitalismo neotribal que não atende aos interesses da maioria dos Maoris.

Maori "Tino Rangatiratanga" flag
Bandeira Maori "Tino Rangatiratanga"


Representação política maori

O povo Maori recebeu uma voz política institucionalizada em 1867, atraves da Lei de Representação Maori, que estabeleceu quatro cadeiras para os Maoris no parlamento. Atualmente, 23 dos 120 membros dos deputados são Maori: uma proporção de 19%, ou seja, o que é 3,5% maior que a proporção de Maori na população. No século 21, houve um movimento para estabelecer bairros Maori por toda a Nova Zelândia, com o objetivo de trazer ao povo Maori um papel mais proeminente no governo local.

Furthermore, there has been a department of national government since the 1840s to serve the Maori population. Its latest incarnation is the Ministry of Māori Development, or Te Puni Kōkiri, established in 1992 with the goal of realising Maori potential.

Além disso, desde 1840, existe um departamento do governo nacional para atender à população Maori. Atualmente, este papel é do Ministério do Desenvolvimento Maori, ou Te Puni Kōkiri, estabelecido em 1992 com o objetivo de expandir o potencial Maori.

Apesar disto, os neozelandeses Maori geralmente permanecem em desvantagem em relação aos neozelandeses não-Maori, tanto ao nível social como economico. Os sinais típicos de pobreza, como desemprego, encarceramento, taxa de suicídio, baixa escolaridade, violência doméstica e abuso de substâncias, são desproporcionalmente altos na população Maori em comparação com outros grupos étnicos na Nova Zelândia.

As iniciativas para corrigir essa disparidade continuam. O mais notável é o renascimento do te reo Maori (a língua Maori), que atualmente é falada por cerca de 4% da população da Nova Zelândia.

Maori haka, popularizado pelo time de rúgbi All Blacks.
Maori haka, popularizado pelo time de rúgbi All Blacks. (Imagem por holgerheinze0 de Pixabay)

Identidade Maori

São diversas as opiniões sobre o que é ser um Maori, em um extremo, algumas se baseiam em um conceito místico de "sangue e solo" supostamente além da compreensão de um pessoa não-Maori. Em outro extremo, uma visão individualista de "como você se sente sobre sua identidade", ou classificar como uma categoria social do que uma etnia. Ter alguma ascendencia Maori é geralmente reconhecida como um critério obrigatório para reivindicar a identidade Maori, mas alem disso, tudo é fluido e está em debates.

O casamento misto complicou a linha entre Maori e não-Maori, o que pode levar a comentários como "Você não se parece um Maori?" Curiosamente, afirma-se que a maioria dos Pakeha neozelandeses tem pelo menos um ancestral Maori (este escritor é um desses pakeha).

O neotradicionalismo é uma tendência importante na identidade Maori atual, como a tatuagem no rosto, ou tā-moko, sendo uma clara marca registrada. Notavelmente, a Ministra das Relações Exteriores da Nova Zelândia, Nanaia Mahuta, tem uma tatuagem facial maori (moko kauae).

Memorial in Rotorua to Rangitīaria Dennan (née Ratema), New Zealand Maori tribal leader, teacher and tourist guide, and her husband, William, and to Maori ethnographer, Mākereti Papakura.
Memorial em Rotorua a Rangitīaria Dennan (nascida Ratema), líder tribal Maori da Nova Zelândia, professora e guia turística, e seu marido, William, e ao etnógrafo Maori, Mākereti Papakura.

Te reo Maori - Língua Maori

Algumas palavras no idioma Maori, para qualquer pessoa com um conhecimento básico da Nova Zelândia, incluem:
kia ora - uma saudação desejando vida e saúde a alguém
Aotearoa - ("Land of the Long White Cloud", Nova Zelândia)
Māoritanga - o modo de vida Māori
Pākehā - neozelandês de ascendência europeia
whānau - família extensa
haka - dança maori
hui - uma reunião
koha - presente dado pelos convidados aos anfitriões
marae - a área em frente a uma casa de reunião
mana - prestígio, reputação
hangi - comida cozida no subsolo
kauri - a maior árvore da Nova Zelândia
tapu - sagrado, tabu
kiwi - ave nativa noturna, não voadora
whakapapa - genealogia, recitação genealógica

Maori na cultura popular

Finalmente, para ter uma ideia do que significa ser maori na Nova Zelândia moderna, o romance de Alan Duff, Once Were Warriors, ou o filme de mesmo nome baseado nele, é um bom lugar para começar. Muitas mudancas ocorreram desde que o romance foi escrito em 1990 e o filme lançado em 1994, mas continua a ser uma obra poderosa que ainda permite uma visão do que é ser Maori na Nova Zelândia nos dias de hoje.

Post a Comment

0 Comments