Ad Code

Nova Zelândia – Informações sobre a moeda e o câmbio

A moeda da Nova Zelândia

A moeda da Nova Zelândia é o dólar neozelandês (NZD; NZ$). Esta é a moeda legal da Nova Zelândia, assim como das Ilhas Cook, Tokelau, Niue, da Dependência de Ross e das Ilhas Pitcairn.

New Zealand Dollar
O NZ $ foi introduzido em 1967, substituindo a libra da Nova Zelândia

O NZD é dividido em 100 centavos

O NZ $ foi introduzido em 1967, substituindo a libra da Nova Zelândia. A Austrália já havia decimado sua moeda no ano anterior.

O dólar da Nova Zelândia, como a moeda anterior, é emitido pelo Reserve Bank of New Zealand (Banco Central da Nova Zelândia), que emite as notas e moedas do país e define sua política monetária.

Moeda pré-decimal na Nova Zelândia

Por curiosidade, a moeda pré-decimal da Nova Zelândia, ou libra esterlina, era baseada em 12 ou 20 partes, ao invés de 10 centavos. Sem dúvida, fazia sentido para quem a usava na época, mas, em restrospectiva, parece ter sido criado de forma aleatória e não intuitiva.

A unidade monetária da época que corresponde aos centavos de hoje era o penny (plural: "pence"). Doze pences correspondiam a um xelim e 20 xelins (ou seja, 240 pence) representavam uma libra.

No entanto, o penny era dividida pela metade, ou meio penny.

Os pennies também eram consolidados em uma moeda de três centavos, uma moeda de seis centavos e uma moeda de xelim (ou seja, 20 centavos).

Os xelins foram consolidados em uma moeda de dois xelins, também conhecida como "florim", e em uma moeda de dois xelins e meio, também conhecida como "dois xelins e seis pence" ou "meia coroa".

As notas de libra (notas) eram nas seguintes denominações: £1, £5, £10 e £50.

O dólar da Nova Zelândia

O dólar da Nova Zelândia está em uso desde 1967 e, às vezes, é chamado de "kiwi".

As notas são denominadas em 5, 10, 20, 50 e 100 dólares. As moedas em denominações de 10, 20 e 50 centavos e $1 e $2 dólares.

O que há nas notas da Nova Zelândia?

As cédulas na Nova Zelândia celebram cinco pessoas. Edmund Hillary (1919–2008), a primeira pessoa a escalar o Monte Everest, aparece na nota de $5. Kate Sheppard (1848–1934), a ativista mais proeminente da Nova Zelândia pelo sufrágio feminino, figura na nota de $10. Elizabeth II, Rainha da Nova Zelândia (1926-), aparece na nota de $20 junto com uma foto dos edifícios do Parlamento da Nova Zelândia. Sir Āpirana Ngata (1874–1950), o mais famoso líder e político Maori da Nova Zelândia, está na nota $50. Ernest Rutherford (1871–1937), um cientista conhecido como o "pai da física nuclear", está na nota de $100.

Kate Sheppard na nota de 10 dólares da Nova Zelândia
Kate Sheppard na nota de 10 dólares da Nova Zelândia

O que há nas moedas da Nova Zelândia?

Todas as moedas da Nova Zelândia mostram Elizabeth II, a Rainha da Nova Zelândia na frente. O verso traz o seguinte: na moeda de 10 centavos, uma cabeça entalhada em Maori, ou koruru; na moeda de 20 centavos, uma escultura maori do chefe, Pukaki; na moeda de 50 centavos, o navio em que o capitão Cook chegou à Nova Zelândia, o Endeavour; na moeda de um dólar, um kiwi e a samambaia de prata; e na moeda de dois dólares, um pássaro chamado kotuku (também conhecido como garça-real oriental ou garça-real).

Taxas de câmbio do dólar neozelandês

Veja uma seleção do câmbio em tempo real em comparação com o Dólar da Nova Zelândia (NZD).

Hotéis na Nova Zelândia

Reserve um hotel na Nova Zelândia com Booking.com

Post a Comment

0 Comments