Ad Code

Mel de Manuka

O mel de manuka é um produto exclusivamente da Nova Zelândia e está associado à saúde, cura, assim como uma doçura rica, deliciosa e natural. Mas, o que significa manuka?

Mel de Manuka da Nova Zelândia
Mel de Manuka da Nova Zelândia


A árvore Manuka

Manuka (Leptospermum scoparium) é uma árvore arbustiva resistente, ou seja, aquela cujos ramos começam no nível do solo e que floresce mesmo em solos pobres. Geralmente é a primeira árvore a crescer em áreas novas, atuando como uma cobertura sob a qual outras espécies podem se desenvolver. Suas pequenas flores com um cor rosadas esbranquiçadas crescem em cachos e lembram a flor de cerejeira.

Embora a Nova Zelândia seja o habitat principal da manuka, acredita-se que tenha origem na Austrália e a árvore Manuka ainda pode ser encontrada no sudeste deste pais.

A árvore Manuka evoluiu no clima árido da Austrália e há cerca de 20 milhões de anos atrás, as sementes foram transportadas pelo vento através do Mar da Tasmânia para a Nova Zelândia.

A árvore Manuka prefere condições secas, por isso é encontrada mais na costa leste da Nova Zelândia, um área mais ensolarada do que a costa oeste. Manuka também é conhecida como "árvore do chá" na Nova Zelândia, porque o Capitão Cook (1728-79) e sua tripulação usaram as folhas para fazer uma infusão.

Sem duvida, os Maoris ensinaram Cook o valor da manuka como um tônico. Além de usar a manuka por sua madeira resistente, os Maoris também usavam como óleo. Eles bebiam um chá de folhas de manuka para reduzir a febre e aplicavam a goma da árvore nas queimaduras.

Árvores Manuka nas florestas da Nova Zelândia
Árvores Manuka nas florestas da Nova Zelândia


Mel de Manuka

Embora a Nova Zelândia tenha 28 espécies de abelhas nativas, nenhuma delas produz mel. Somente, a partir de 1839, quando as abelhas foram introduzidas na Nova Zelândia, via Austrália, que o mel de manuka passou a existir.

Assim como o óleo de manuka, o mel de Manuka possui propriedades benéficas para a saúde. As três substâncias mais associadas ao mel de manuka são metilglioxal, leptosperina e diidroxiacetona.

Metilglioxal (MGO)

Metilglioxal (MGO) MGO é uma substância natural com propriedades antibacterianas, antivirais e antiinflamatórias. O mel de Manuka contém cerca de 38-761 mg / kg de MGO - muito mais do que qualquer outro mel. Isoladamente, o MGO possui algumas associações negativas, como adiantar o processo de envelhecimento, ou causar doenças neurodegenerativas e diabetes.

No entanto, dentro da química incrivelmente complicada do mel de manuka, o MGO provou ser não apenas seguro, mas benéfico. Como é o caso de muitos medicamentos, uma pequena dose controlada (administrada pela própria Mãe Natureza) irá curá-lo.

Apesar disto, nem todo néctar de manuka contém altos níveis de MGO. Portanto, se quiser comprar o mel de manuka pelos seus benefícios para a saúde, certifique-se de que possui um nível de MGO de 250 mg / kg, para garantir as propriedades antibacterianas e antivirais do mel de manuka. Porém, no caso de uma ferida, as propriedades antibacterianas do mel de manuka são eficazes apenas se for espalhado na própria ferida. Comer mel de manuka na esperança de que ele desinfete uma ferida é ineficaz.

Leptosperina

O mel produzido do néctar das flores de manuka, é muito difícil de produzir, até porque a árvore de manuka floresce por apenas duas a seis semanas por ano.

Durante essas semanas, o clima afeta a atividade das abelhas, assim como a presença de outras espécies cujas flores possuem um maior teor de açúcar e que, portanto, mantêm as abelhas longe das árvores manuka.

Isso significa que o suprimento não pode acompanhar a demanda do mel de manuka. Por esta razão, o mel de manuka é mais caro - muitas vezes muito mais caro - do que outros tipos de mel. Portanto, a tentação de apicultores inescrupulosos de rotular o seu mel de "manuka", quando na verdade não é, existe.

É aí que entra a leptosperina. A leptosperina é uma substância química natural que não se encontra em nenhum outro lugar da natureza, exceto no néctar da flor manuka. Ao contrário do MGO, nenhuma alegação de saúde é feita para a leptosperina. No entanto, sua importância é como um marcador que identifica um determinado mel como mel de manuka. Portanto, se o mel não contém leptosperina, então não é manuka.

Diidroxiacetona (DHA)

A diidroxiacetona (DHA) é uma substância mais conhecida como o agente ativo dos bronzeadores sem sol, pois, em contato com a pele, torna a pele marrom. Podemos especular que o DHA pode ser o que contribui para o marrom dourado escuro distinto do mel de manuka. Essa também pode ser uma das atrações de usar o mel de manuka como máscara facial, como divulgado por algumas famosas atrizes.

No entanto, o principal significado do DHA no mel de manuka é que ele é um precursor químico do MGO. Então, depois de um ou dois anos armazenando o mel de manuka, o DHA se transforma em MGO.

Por essa razão, se deixar na prateleira o mel de manuka por muito tempo, irá aumentar os níveis de MGO além do que tinha quando foi comprado, aumentando ainda mais os supostos benefícios à sua saúde.

Abelha - Mel de Manuka


Fator Único de Manuka (UMF)

Junte as três substâncias acima e você chegará ao Fator Único de Manuka (UMF). UMF não é uma substância; é um sistema de classificação para mel de manuka, administrado pela Associação Unique Fator Único de Manuka (UMF) - Unique Manuka Factor Honey Association.

O sistema UMF é baseado nos níveis das três substâncias acima presentes no mel. A presença de um número UMF no mel manuka prova que é genuíno. O UMF é um padrão para todo o setor, mas nem todos os produtores de mel de manuka o seguem.

Portanto, considerando o alto preço do mel de manuka, é mais tranqüilizador para os consumidores comprarem os produtos certificados pela UMF. O simples fato de ter um número UMF na etiqueta tranquiliza os consumidores. Porém, quanto maior o número UMF, maior o nivel de MGO e portanto, maiores os supostos benefícios à saúde.

Qualquer mel de manuka classificado como UMF +5 ou mais possui pelo menos 263 mg/kg de MGO. A classificação mais alta é MGO +26, com pelo menos 1.282 mg/kg de MGO.

Flor de Manuka, Nova Zelândia.
Flor de Manuka, Nova Zelândia


Por que comprar o mel de manuka?

No final das contas, se o mel de manuka não fosse um produto saboroso, não seria tão popular, quaisquer que sejam as suas propriedades para a saúde. (Ninguém está dizendo que o mel de manuka é melhor para você do que, digamos, óleo de fígado de bacalhau ou couve!)

O que mais importa é que o mel de manuka é delicioso, um sabor imperdível. Sua cor escura com um aroma rico, nos lembra as florestas densas e jardins bem fertilizados.

Na boca, a doçura inicial é equilibrada por um gosto final quase cítrico que lentamente se transforma do doce ao agridoce. Em outras palavras, o mel de manuka possui um sabor unico (e, portanto, é muito difícil de descrever com precisão!)

O mel de Manuka é realmente um alimento com um sabor próprio. Observe também que quase todo o mel da Nova Zelândia é cremoso. Ao contrário de muitos países onde o mel é um líquido translúcido e fluido, o mel da Nova Zelândia é opaco, muito espesso e quase sólido quando frio. O mel de Manuka, portanto, também é cremoso.

Mel de Manuka - uma experiência de sabor

Para concluir, o mel de manuka vale o preço apenas pela experiência do sabor. Se também o torna mais saudável, é um bônus adicional. Uma colher de sopa de mel de manuka torna um smoothie de frutas em uma sobremesa dos deuses.

E é claro que fica delicioso em uma fatia de pão ou torrada. Mas comê-lo direto do pote não é recomendado, simplesmente porque você pode não saber quando parar!

Post a Comment

0 Comments